Na literatura existem diversos relatos de uso dentre as civilizações, incluindo que em 1550 a.C. foi encontrado em Luxor, no Egito, o Papiro Ébers no qual estavam registradas setecentas drogas diferentes, incluindo extratos de plantas. A primeira descrição autêntica e detalhada sobre óleos essenciais foi feita apenas no século XIII, por Arnold Villanova de Bachuone, relacionando terebintina, alecrim e sálvia.
O que é?
A aromaterapia é uma técnica que faz uso dos óleos aromáticos naturais das plantas, conhecido por óleos essenciais, que são substâncias encontradas em pequenas glândulas localizadas tanto nas partes mais externas quanto nas partes mais centrais das raízes, caule, folhas, flores ou frutos de uma planta.
Principais beneficios
→ Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado;– Promover o bem-estar;>– Fortalecer as defesas do corpo.
Contra indicação
→ Não usar em mulheres grávidas durante os 3 primeiros meses de gestação; → Não usar em mulheres grávidas sem consultar o médico obstetra; → Não usar puro sobre a pele.
Procedimento terapêutico
Para avaliar quais aromas são indicados para o paciente, é necessários sessões de análise do mesmo, com um entrevista ampla e profunda com relação as questões que o mesmo deseja tratar.Os métodos de aplicação mais comum na prática da aromaterapia são: pulverização e difusão aérea, inalação, compressas com água ou argila, banhos de imersão e massagens.O modo mais adequado a ser empregado é definido de acordo com a recomendação do profissional especialista, levando-se em conta a substância a ser utilizada.
Tempo médio de atendimento
Para a consulta terapêutica o tempo médio varia de 1h a 1h30 de atendimento.Já o tratamento varia de acordo com a forma de utilização do óleo e a resposta do organismo.
Observações
É muito importante ressaltar que a maioria dos óleos utilizados em difusores e vendidos a preços baixos são sintéticos e não promovem o tratamento acima mencionado.Os óleos utilizados devem ser essenciais e de preferência ter registro quanto a sua procedência.