REFLEXOLOGIA PODAL ENERGÉTICA -
FORMAÇÃO

O que vou aprender?

No curso de Reflexologia Podal do Instituto Suru, você aprenderá a técnica dos pontos reflexos compreendidos nos pés que trabalham todo fluxo energético do corpo e fazem correspondência com o SNC (Sistema Nervoso Central) de cada parte, órgão e funcionalidade do corpo humano.

Esta técnica datada muito além das documentações históricas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) traz a compreensão e a ação da importância diante da ação preventiva e diagnostica que a reflexologia exerce. Muito além de uma técnica de relaxamento e alinhamento, ela exerce um diagnostico preventivo que quando associado aos cuidados da medicina tradicional, e/ou hábitos de boa saúde trazem ao individuo uma compreensão de si e cuidados necessários.

A formação se divide em 4 partes, sendo 1 delas opcional:

→ Compreensão de Anatomia básica;

→ Teoria e histórico da massagem e reflexologia podal;

→ Técnicas e aplicação;

→ Estágio para aprimoramento (opcional).

Conteúdo Programático

→ Anatomia básica;
→ Histórico de massagem;
→ Escola Francesa;
→ Escola Chinesa;
→ Benefícios;
→ Contra indicações ;
→ Zonas reflexas;
→ Meridianos;
→ Mapas dos pontos gatilhos SNC;
→ Forma de atuação SNC x Reflexologia;
→ Importância do relaxamento;
→ Tipos de pés;
→ Doenças podais;
→ Aplicação ;
→ Avaliação.

Reconhecimento do curso

O curso de Reflexologia Podal Energética foi desenvolvido pelo Instituto Suru tendo reconhecimento e Registro pela ABRATH (Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos) CJAH-BR 10963 e pela Biblioteca Nacional RDA sob selo 04242BN.

Pra quem é?

→ Quem deseja ter o conhecimento sobre si e funcionamento dos seus sistemas, tendo uma ferramenta para auxilio destes;
→ Quem preocupa-se com a boa saúde e deseja ter ações preventivas e não remediadoras;
→ Pessoas que buscam uma ferramenta para auxilio do próximo e seu bem-estar, podendo atuar com a técnica em diversas áreas de auxilio social;
→ Quem quer atuar como profissional em Reflexologia Podal, podendo integrar a outras técnicas e atividades remuneradas: Pedicures, massoterapeutas, fisioterapeutas, reikianos, a lista é muito vasta em suas possibilidades;
→ Quem quer agregar ao seu relacionamento um cuidado com o outro;
→ Quem quer uma forma de aprendizado prático e fora do padrão comercializado.

Pra quem não é?

→ Para quem quer utilizar apenas como ferramenta financeira e não de cura;

→ Para quem deseja diploma sem prática → Para quem não gosta de estudar ou aprimorar-se;

→ Para quem não quer adquirir disciplina e constância;

→ Para quem quer alguém que faça por você.

Como irá funcionar?

No curso Reflexologia Podal Energética, a terapeuta Dani Suru te acompanhará por 20 horas entre formação e atuação, de forma dinâmica e aprofundada. Nesta formação o aluno terá uma compreensão do conteúdo programático integrado as noções básicas de ética na lida com o próximo, introdução as práticas energéticas e suas fundamentações.

O curso acontece das 9h às 21h nas datas conforme a agenda e caso você se inscreva na pré-reserva, que acontece normalmente 15 dias antes da data do curso, você pagará o valor a vista de R$ 280,00.

E o valor para quem fechar de 14 a 7 dias antes é de R$ 320,00 podendo parcelar em até 4x.

O que está incluso no investimento?

- Material digital da apostila;

- Grupo no Whats com informações sobre o curso e que ficará aberto por 1 mês para acompanhamento.

Além disso, no dia, faremos uma alimentação coletiva e vegetariana em que cada um pode levar um prato e dividiremos a alimentação.

O curso exige algum tipo de preparação?

Passamos um preparo opcional para quem deseja estar com seu campo energético mais limpo e sintonizado ao processo.

Precisa de algum material especifico?

Sugerimos que cada aluno tenha um material para parte prática que compreende:

→ 2 Toalhas de rosto (mínimo);
→ 1 Creme base para deslizamento (recomendamos com óleo natural);
→ 2 Borrifadores;
→ Alcool 90;
→ 1 Esfoliante;
→ 1 Pacote pequeno de lenço umedecido;
→ 1 Rolo de plástico filme pequeno;
→ 1 Bolsa ou maleta para organizar e transportar seu material de trabalho;

Tais matérias não são obrigatórios para ocurso, mas necessários caso o aluno deseje fazer o estágio.

Quem será sua instrutora?

Oi, tudo bem?
Eu sou a Daniela Suru, mas pode me chamar de Dani. Sou uma eterna estudante, espiritualista, terapeuta integrativa, curadora e mãe!
Eu acredito que o conhecimento desperta para quem somos e ele não pode ser tirado de nós. Acredito que estamos aqui não apenas sobreviver e sim para ouvir, falar e ser. Muito além da realidade que a maioria acredita e enxerga.
Tenho bacharel em administração de empresas e comércio exterior, especializada em gestão de pessoas. Fiz minha formação e atuei em liderança de equipes e projetos durante anos em empresas corporativas.
Até que eu compreendi que minha missão era junto ao ser humano, atuando com os diversos tipos de cura de maneira holística.
Assim, fui aperfeiçoando minhas técnicas de praticcioner em programação neuro linguística, integrado a psicanálise, regressão e interpretação arquetípica da escola Junguiana.
Sou Mestre reiki, terapeuta corporal em massoterapia energética, relaxante e de correção postural; quick massage, liberação miofascial, reflexologia, shantala.
Aromaterapeuta, terapeuta floral, auriculoterapeuta, curadora pranica, curadora com cristais.
Estudante em constante aprendizado das artes meditativas, respiratórias e das técnicas curadoras do físico, mental, emocional, energético e espiritual.
E criei o Instituto Suru para levar a cura e o conhecimento para mais pessoas.

Vem comigo?

Preciso ter uma formação base para iniciar o curso de Reflexologia Podal ?

Não. Este curso é caracterizado como curso livre e destinado a todos que buscam conhecimento, sem necessidade de comprovação de escolaridade.

O curso é regulamentado pelo MEC?

Não. Este tipo de formação caracteriza-se como curso livre ou Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional. “Conforme previsto no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser ofertados como cursos de livre oferta, abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade.

Tais cursos não possuem carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.”

(http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/formacao-inicial-e-continuada-ou-qualificacao-profissional)

O curso tem certificado?

Sim. As formações do Instituto Suru têm o selo e a regulamentação da ABRATH (Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos) e contam com o Registro na Biblioteca Nacional RDA onde será dado ao aluno um numero individual para consulta do seu certificado, este selo poderá ser usado em sua publicidade, identificando o curso como registrado na Biblioteca RDA e também como prova de direitos autorais.

O Selo de autenticidade do curso de Reflexologia Podal Energética do Instituto Suru é registrado sob numero 04242BN. “A Biblioteca Nacional de Registros no Brasil foi desenvolvida com o propósito de registrar cursos e certificados em todo o Brasil, buscando integrar um serviço público de qualidade, facilitando a consulta pública, fornecendo credibilidade e legitimidade junto aos seus registros”.

A formação de reflexologia podal é só para terapeutas ou profissionais da área?

Não. Esta formação é para qualquer pessoa que deseje obter conhecimento a respeito de si e dos sistemas, podendo utiliza-la para auto aplicação ou em parceiros, amigos e até para trabalhos sociais.

É reconhecido pela OMS?

Sim, a reflexologia podal, assim como outras terapias integrativas, foi adicionada como parte dos tratamentos recomendados pela OMS em 2007 e é oferecido pelo SUS como uma prática integrativa complementar. PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017 - Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Como faço para trabalhar com reflexologia podal e quanto ganha um profissional?

No Brasil, o Governo Brasileiro, através da PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017, publicada no Diário Oficial da União de 28/03/2017, reconheceu e incluiu a Reflexoterapia na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Apesar disso, há um campo amplo para quem deseja a reflexologia como profissão.

Não há leis que se apliquem para auto-aplicação da técnica, em amigos, família ou de forma gratuita/ social, ou seja, sem aplicações de taxas ou cobranças de qualquer forma.

Contudo para as práticas profissionais as leis de cada ciadde devem ser checadas, a regulamentação como autônomo é dado por cada prefeitura.

O serviço pode ser oferecido por clínicas de saúde, spas, hotéis, por empresas como assistência de saúde e bem-estar aos seus funcionários, hospitais, home care, e pelo próprio SUS.

Profissionais Parciais:Esta classificação de profissionais representa a grande maioria que se dedica meio período e de forma autônoma a profissão.

Podendo ter outra ocupação e realizando a reflexologia cerca de 2ha 3h por dia.

O serviço em geral é móvel, nas casas dos pacientes ou em locais que fazem parceria com o reflexologista, alguns chegam a ter suas próprias salas para atendimento, mas não é comum para esta modalidade de trabalho parcial.

O profissional que trabalha neste regime, atendendo 5 dias na semana, sendo 1 atendimento completo de 1h a 130,00 tira em media (calculo com custos de parceria com 30% de comissão ao local) 1820,00 mensal. Se ele atender a média sugestionada de 3 pacientes com prática rápida de 30 minutos a 80,00, já com os descontos retira 3.360,00 mensal.

Se for 3 atendimentos diários completos de 130,00, já com os descontos retira 5.460,00.

Os cálculos são 130,00 – 30% (parceria) = 91,00 x 3 atend. dia = 273,00 x 5 dias na semana = 1.365,00 x 4 semanas do mês = 5.460,00 Recomenda-se o uso de 10 a 20% de investimento em material que daria 1.092,00, restando 4.368,00 de lucro.

Profissional Integral: São profissionais dedicados a prática da reflexologia como sua fonte de renda e carreira.

Aqueles que se formam e buscam o constante aprimoramento na técnica e derivados que podem impulsionar e auxiliar nos tratamentos.

Este profissional dedica-se em média a 6 horas de trabalho por 6 dias na semana, contando com possíveis eventos que contratam seu atendimento, tais como casamentos, festas, eventos corporativos e salões que disponibilizam o tratamento nos finais de semana enquanto os clientes fazem seus serviços capilares.

Vamos aos cálculos:
3 clientes de 1h = 130,00 a hora = 390,00 3 clientes parciais de 30 minutos = 80,00 meia hora = 240,00 4h30 minutos de trabalho = 630,00 – 30% parceria = 441,00 por dia 5 dias x 441,00 = 2.205,00 1 dia de evento = 600,00 por 4h em média 6 dias de trabalho mês = 2805,00 2805,00 x 4 semanas = 11.220,00.

Este valor seria o excelente com a agenda cheia e eventos semanais, mas vamos estimar na baixa, de não ter evento algum e atendimento médio teríamos 7.056,00 mês.

O que difere os ganhos é o empenho, a divulgação e o encantamento do cliente. Fazer reflexologia corretamente é apenas 20% do processo, o restante é o atendimento, a acolhida, a energia, o diferencial, resumindo, a experiencia que o paciente tem com você a cada tratamento.

O Instituto Suru traz essa compreensão e muito mais em sua formação. Vem conosco!

Como faço para trabalhar com REIKI?

Você poderá começar a atender outras pessoas com Reiki depois de ter cursado o nível II.