MANIPULAÇÃO DE COLUNA

De onde vem?

A mais antiga menção do surgimento desta técnica é através manuscritos chineses e gregos de mais de 2000 a.C. que mencionam formas rudes de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. O “pai da medicina” Hipócrates, publicou textos em que detalha: “adquira mais conhecimento sobre a , pois é a origem de muitas doenças”. Nos tempos atuais a quiropraxia foi difundida na década de 1890 por Em concomitância foi difundida a mesma técnica na Índia, nomeada quiropraxia indiana onde a manipulação das articulações do corpo humano, são realizados de forma lenta e suave sem riscos ou movimentos bruscos.

Principais beneficios

É uma prática capaz de diagnosticar e tratar questões ósseas, musculares e articulares utilizando apenas as mãos, tratando a causa do problema e não apenas os sintomas. A base de estudo da técnica está no funcionamento equilibrado do sistema nervoso, visando eliminar eventuais desalinhamentos por meio de ajustes das sub luxações vertebrais. O que diferencia a quiropraxia Indiana da convencional é sua particular suavidade nos movimentos, agregados de alongamento e manipulações do tecido muscular. Enxaquecas, dormências nas extremidades, dores cervicais, deslocamento de quadril devido a má postura, dores musculares agudas devido a rotação errada da vértebra, dores lombares e no nervo ciático, são algumas das principais causas pela busca desta técnica nos tempos atuais.

Contra indicação

A avaliação individual deve ser feita pelo profissional antes dos procedimentos. No entanto, pacientes com câncer, estado febril (no momento da manipulação), osteoporose, trombose, pressão arterial alterada (no momento da manipulação), artéria calcificada ou com histórico de cirurgia na coluna não podem ser manipulados.

Procedimento terapêutico

>No Instituto Suru a Manipulação de Coluna é aplicada de forma não invasiva, sem movimentos desnecessários a queixa do paciente e de forma leve, evitando assim complicações, lesões, luxações que podem ser comuns em técnicas mais rudimentares. Implantamos um método exclusivo de anamnese física evidenciando considerações energéticas e psicossomáticas.
“O paciente chega ao consultório com queixas relacionadas as suas dores latentes e por vezes esquece-se dos motivos que levaram a este estado. Queremos tratá-lo na origem deste desconforto e não só em sua causa, que se torna continua e crônica na maioria das vezes”. Relata a terapeuta do Instituto Aruanda Daniella Cavazzani, que ainda descreve: “Uma observância contínua para os estados de dores latentes e crônicas é a falta de hidratação adequada, que leva a impossibilidade de maleabilidade muscular adequada e compromete também a condutibilidade elétrica do organismo em geral. Esta hidratação deve ser feita com água, e não sucos, café, chás ou equivalentes”.Junto a manipulação são agregadas outras técnicas que podem se fazer necessárias para tratamento da queixa trazida pelo paciente, como por exemplo: ventosaterapia, auriculoterapia, soltura miofascial.

Tempo médio de atendimento

Apenas manipulação: de 15 a 30 minutos Atendimento completo com avaliação e técnicas complementares: 1h

Observações

O paciente deve estar trajando roupas leves e maleáveis para a manipulação ser eficiente.