REFLEXOLOGIA PODAL

De onde vem?

A reflexologia vem sendo documentada desde os primórdios. O documento mais antigo encontrado é o pictograma egípcio, datado de 2500 AC, localizado na tumba de Ankmahor. A técnica foi difunda entre diversas culturas como por exemplo a dos nativos norte-americanos que obtiveram este conhecimento através dos incas da América do Sul. Também se sabe que o povo cherokee aplicava uma espécie de terapia de pressão nos pés utilizando-se de sondas de madeira para detectar os pontos reflexos e, assim, desbloquear canais de energia a fim de restaurar o equilíbrio do corpo. Na China, está técnica milenar é utilizada há 5000 anos. Foram os chineses os mais interessados em desenvolvê-la, as escrituras antigas detalham os conhecimentos sobre este método informando sobre cada ponto de reflexão encontrados. Foi a China a grande responsável por compartilhar com o ocidente todo o conhecimento sobre o tema. A técnica foi incorporada no ocidente através dos estudos de diversos médicos europeus. Em 1582 tivemos a primeira publicação sobre o tema, o livro “Terapia por Zonas”, escrito pelos médicos Adamus e A’tatis e em 1917 foi criado o primeiro mapa dos pés.

O que é?

Reflexo-logia (do grego logos: conhecimento, estudo): estudo dos reflexos, ou seja, a ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano e pode ser aplicada nas mãos ou nos pés. Esta terapia é utilizada para o tratamento de todas as doenças e também para manutenção da saúde em geral, pois detecta quaisquer anomalias de maneira precoce, agilizando o tratamento e evitando que aquele problema se agrave.A reflexologia podal é uma técnica terapêutica que através da aplicação de pressão em um ponto correto da planta do pé, relaxa o corpo, descontrai músculos e vasos sanguíneos, melhora a circulação e estimula a produção de analgésicos naturais como cerotoninas e endorfinas. É um tratamento suave capaz de revitalizar os órgãos danificados, através da massagem nos pés e pode ser feito em pacientes de qualquer faixa etária. Sua aplicação é feita nos pés pois são neles que passam os principais canais ou meridianos que conduzem a sua energia vital (Qi) existente em todo o corpo humano e também porque os reflexos são estimulados naturalmente pela pressão que o peso corpóreo faz neles.

Principais benefícios

·       Trata o indivíduo em sua totalidade (corpo, mente e espírito);

·       Aliviar sintomas e prevenir a reincidência de doenças;

·       Melhora a circulação sanguínea e o sistema nervoso;

·       Relaxa os músculos e desinflama áreas comprometidas;

·       Regulariza as funções corporais;

·       Alivia sintomas de enxaqueca, problemas alérgicos, digestivos, entre outros;

 

·       Alivia sintomas de disfunção emocional (Redução de estresse e ansiedade).

Contra indicação

·       Pessoas que possuem parte dos pés ou penas afetadas por varizes;

·       Pessoas com tornozelos inchados, doenças infecciosas, diversos tipos de doenças de pele;

·       Pessoas em tratamento de tumores malignos, abcessos, leucemias e outras formas de câncer;

·       Pessoas com problemas cardiovasculares ou com condições de saúde crítica;

       ·       Para mulheres gestantes: a condição deve ser informada ao terapeuta antes do início da sessão para segurança da cliente

Procedimento terapêutico

Antes da aplicação da técnica é feito um histórico detalhado do cliente e o exame dos pés, para que o terapeuta possa selecionar o tratamento mais adequado ao caso. Após avaliar todos os sintomas o procedimento tem início, focalizando os pontos lesionados. A técnica é aplicada com as mãos, exercendo pressão com as pontas dos dedos. O estímulo varia de acordo com o nível de dor do paciente, e, portanto, o tempo também oscila entre 20 segundos a 3 minutos em cada ponto específico.

Tempo médio de atendimento

A sessão dura cerca de 30 minutos a 1 hora, podendo variar de acordo com o caso abordado e é recomendado que a prática seja aplicada 1 vez por semana. 

observações

 

·       Sintomas do tipo resfriado, como coriza, congestão nasal;

·       Esvaziamento mais freqüente da bexiga e dos intestinos, flatulência;

·       Dor de cabeça;

·       Aumento da transpiração;

·       Erupções da pele – algumas doenças de pele pioram antes de melhorar;

·       Bocejos;

·       Aumento da energia;

·       Todas essas sensações são normais e caso haja necessidade consulte seu terapêuta.